Cristiano Baptista e Marco Cardoso vencem Troféu Can-Am Maverick na Baja TT Reguengos de Monsaraz
Troféu Can-Am Maverick X3 Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2019 Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal
Reguengos de Monsaraz – 24 a 26 de maio
A dupla Cristiano Baptista/Fábio Zeller na Classe Open e o par Marco Cardoso/Bruno Ferreira na Classe Stock foram os grandes vencedores da quinta etapa do Troféu Can-Am Maverick de 2019, realizado a par com o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que se disputou na 31ª edição da Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal.
Foi a estreia nos triunfos por parte de ambos os pilotos que nesta jornada do Troféu Can-Am Maverick viu também o brasileiro Cristiano Baptista vencer a corrida de forma absoluta. Na Classe Open o piloto inscrito pela The Racing Factory Speedfreak viu o seu compatriota Aristides Mafra, navegado por Nuno Brandão, terminar na 2ª posição a 2m14s enquanto Pedro Grancha, acompanhado por Tomás Neves, completou o pódio. Pela liderança desta corrida passaram Luís Portela de Morais, o mais rápido no prólogo, Vitor Santos e Pedro Santinho Mendes que apenas a escassos quilómetros do final cedeu a primeira posição mantendo, contudo, a liderança da Classe Open do Troféu Can-Am Maverick. As duplas João Dias/Carlos Mendes, Avelino Luís/Dinis Carmo e Pedro Carvalho/André Guerreiro completaram as primeiras posições.
Na Classe Stock a dupla Marco Cardoso/Nuno Ferreira, que fora 2ª classificada na Ferraria, conquistou agora o lugar mais alto do pódio numa corrida em que terminou com uma vantagem de apenas 1m10s sobre o Can-Am pilotado por José Garcia. A dupla José e Tiago Garcia viu assim diminuir a sua desvantagem para o líder João Monteiro, forçado a desistir o que aconteceu pela primeira vez nos últimos dois anos. Luís Cunha que compete a solo subiu pela terceira vez ao pódio nesta que é a sua temporada de estreia na disciplina.
Os regressados Rui Farinha/Rui Pita e Paulo Romão/Margarida Guedes, seguidos dos estreantes Sérgio Sousa/Enrique Davilla, Fernando e Leonel Ferro e ainda Filipe Carvalho navegado pela filha Maria, os oitavos classificados, completaram a classificação da Classe Stock que contou com uma dezena de concorrentes à partida.
O Troféu Can-Am Maverick faz agora uma longa pausa nos meses de verão e regressa em final de setembro para a Baja TT Idanha-a-Nova.
Classificação do Troféu Can-Am após cinco provas:
Classe Open: 1º Pedro Santinho Mendes, 94; 2º Pedro Carvalho, 70; 3º Vítor Santos, 69; 4º João Dias, 62; 5º Cristiano Baptista, 59; 6º Aristides Júnior, 57, 7º Nuno Fontes, 56;
Classe Stock: 1º João Monteiro, 100; 2º José Garcia, 86; 3º Marco Cardoso, 68; 4º Luís Cunha, 57; 5º Filipe Carvalho, 40; 6º Sérgio Baptista, 36.