SGS Car com Pedro Carvalho no pódio de Ferraria
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2019
Raid TT da Ferraria
27 e 28 de abril
Vitória do estreante Nelson Rodrigues na Promoção Moto
Com o excelente 3º lugar alcançado pela dupla Pedro Carvalho/André Guerreiro a SGS Car subiu ao pódio no Raid TT Ferraria. Pedro Carvalho que foi um dos protagonistas desta jornada do CNTT colocou ainda o seu Can-Am Maverick na segunda posição da Classe Open do Troféu Can-Am. A jornada disputada em pistas do Ribatejo e Alto Alentejo contou ainda com a estreia da equipa na competição moto onde Nelson Rodrigues a competir pela primeira vez no CNTT não só triunfou na Classe Promoção como terminou ainda num magnífico 7º lugar absoluto, 3º da Classe TT3.
A chuva que caiu durante a semana tornou o piso bastante duro pelo que, após o primeiro troço cronometrado de 42,5 quilómetros, a equipa teve de fazer alguns ajustes nos pneus e suspensões do SSV de Pedro Carvalho para melhor poder atacar a dupla passagem pelo troço de 83 quilómetros que se disputou no domingo. A primeira destas passagens acabou por se revelar traiçoeira para esta equipa reconhecidamente muito rápida, acabando por deixar sem transmissão à frente o SSV nº 304 que por isso teve alguns problemas de tração.
No final da corrida Pedro Carvalho mostrou estar bastante satisfeito com o resultado alcançado, mas afirma que o foco era ganhar: “A competição está ao rubro. São os pequenos pormenores que fazem a diferença. O resultado conquistado ajuda à pontuação do Campeonato, mas não é o que ambicionamos. Sábado a corrida não nos estava a correr como desejado, pelo que tivemos de adaptar o carro às condições do piso para atacar no dia de Domingo. No primeiro troço queríamos ter ido ao ataque, mas partimos a transmissão da frente a meio da etapa, ao quilómetro 40 sensivelmente, ou seja, fizemos mais 40 quilómetros só com tração a três rodas, o que nos atrasou um pouco. Já o último setor foi prego a fundo. Quando saímos para a última especial o primeiro e segundo lugares estavam um pouco longe do nosso alcance, mas havia ali seis ou sete pilotos que podiam ascender a essa posição. Acabámos por ser nós a conseguir conquistá-la. Vamos tentar continuar a fazer o melhor possível e é esse o nosso foco. Queríamos chegar à vitória, mas não tem sido fácil”, salientou Pedro Carvalho.
A SGS Car esteve também em destaque nas duas rodas onde Nelson Rodrigues aos comandos de uma KTM 300 EXC embora sem experiência na modalidade, estreou-se de forma muito positiva no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Preparador físico de alguns nomes de referência da modalidade gostou da experiência e deixou a promessa de “embarcar” mais vezes nestas aventuras.
Menção feita às vitórias e aos pódios da equipa, regressemos aos SSV: a sorte não esteve com João Dias forçado a abandonar a corrida devido a um problema mecânico no seu SSV quando tinha acabado de realizar o terceiro tempo em SS2 e tinha o pódio ao seu alcance.
“Na primeira especial saltou uma roda do carro sem razão aparente. Ainda não conseguimos identificar o motivo. Depois, estava a rolar bem, tinha feito o terceiro tempo no primeiro setor de domingo, mas no segundo e último troço do dia, fizemos cinco ou seis quilómetros e ouvimos um estalo. Percebemos que o carro ficou sem potência. Estamos ainda a tentar perceber o que se passou. Obviamente que estou triste. Penso que ainda poderá ficar em aberto o resultado por equipas, mas neste momento, as minhas ambições de ganhar o Campeonato caiem por terra”, revelou João Dias.
A SGS Car mantém a segunda posição no Campeonato por equipas, agora em igualdade de pontos com a Can-Am Off Road Portugal, a apenas 10 pontos da liderança.
A equipa regressa às competições de 24 a 26 de maio, altura em que se disputa a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal.
Classificações após 4 provas:
Absoluto: 1º Pedro Santinho Mendes, 80; 2º Vítor Santos, 66; 3º João Monteiro, 60; 4º Pedro Carvalho, 54; 5º João Dias, 47; 6º Nuno Fontes, 35; 7º Aristides Júnior, 31; 8º Cristiano Batista; 26; 9º Luís Cidade, 20; 10º Avelino Luís, 18.
Equipas: 1º The Racing Factory /Speedfreak, 111; 2º SGS Car Racing e Can Am Off-Road Portugal, 101; 4º Benimoto Racing Team, 82; 5º Sharish Gin Racing Team, 56.