Bruno Santos (Moto), Luís Fernandes (Quad) e dupla Roberto Borrego / Daniel Jordão (SSV) vencem Baja Oeste de Portugal
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
Baja Oeste de Portugal
8 a 10 de novembro
Luís Fernandes (Quad) e Pedro Santinho Mendes (SSV) sagram-se campeões nacionais
Bruno Santos em Husqvarna nas motas, Luis Fernandes em Yamaha nos Quad e a dupla Roberto Borrego/Daniel Jordão em Can-Am nos SSV, foram os grandes vencedores da Baja Oeste de Portugal competição organizada pela Escuderia Castelo Branco e com a qual se encerrou a temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Luís Fernandes nos Quad e Pedro Santinho Mendes nos SSV juntaram-se a Martim Ventura nas motos sendo os campeões nacionais de 2024.
Domínio absoluto de Bruno Santos nas motos
Depois de uma manhã dedicada a verificações administrativas e técnicas a Baja Oeste de Portugal arrancou desportivamente com um prólogo onde, com significativos 8,8 segundos de vantagem para Micael Simão que, em GasGas, terminou o dia no segundo lugar, Bruno Santos, o vencedor da prova do ano passado nas motas, foi superior no primeiro dia de corrida da jornada com que se encerrava a temporada de 2024 do CNTT.
Terceira posição para o veterano Christophe Lajouanie em Sherco que gastou apenas mais 0,2s que o 2º classificado. Posições seguintes para dois pilotos Honda: o consagrado Gustavo Gaudêncio e o jovem Tomás Dias, separados entre si por 0,1s e a 10s de Bruno Santos. Diogo Antunes em 6º lugar e Afonso Figueiredo na 8ª posição, ambos em Husqvarna, foram respetivamente os mais rápidos entre os pilotos da Classe Promoção e da Classse TT1. Entre estes dois pilotos posicionou-se Fábio Varela em Honda
No dia seguinte pilotos e máquinas tiveram pela frente um setor seletivo que ligou Cadaval a Vila Facaia.
Cumpridos os 173 km cronometrados desse setor seletivo, Bruno Santos passou a dispor de 2m07s de vantagem para Tomás Dias, piloto Honda, que liderava a classe destinada aos Juniores e era 2º da classificação na Classe TT2. Terceira posição para Christophe Lajouanie em Sherco que estava muito bem posicionado para vencer o Troféu Armindo Neves destinado ao melhor veterano. A 4ª posição era então ocupada por Afonso Figueiredo em Kawasaki que liderava a Classe TT1 e era 2º entre os Juniores. Posições seguintes para João Pires em Yamaha 2º da Classe TT1 e para o consagrado David Megre em Kawasaki.
No derradeiro dia de prova Bruno Santos confirmou um triunfo incontestado. O piloto de Torres Vedras venceu todos os setores seletivos terminando com uma vantagem superior a 5m para o 2º classificado. Cumpridos os 112 km do derradeiro sector que ligou Sobrena a Camarnal, Tomás Dias, piloto Honda, foi o 2º classificado tendo ganho a Classe destinada aos Juniores e sido 2º na Classe TT2. Terceira posição para Christophe Lajouanie em Sherco que venceu o Troféu Armindo Neves destinado ao melhor veterano. 4ª posição a 9s do pódio para Afonso Figueiredo em Kawasaki que venceu a Classe TT1 e foi 2º entre os Juniores. Posição seguinte para João Duarte que em Honda ficou a 48s da vitória na Classe TT1 e foi 3º entre os Juniores. Foi o 2º mais rápido neste derradeiro dia de prova. 6º lugar para o consagrado David Megre em Kawasaki que terminou à frente de Frederico Rodrigues em Yamaha que venceu entre os pilotos da Classe Promoção. 8º lugar para Pedro Henriques em Yamaha. 9ª posição para Bruno Borrego em Sherco vencedor da Classe TT3. João Pires em Yamaha fechou o top 10 absoluto e subiu ao pódio da Classe TT1
Duelo dramático pende para Luís Fernandes
Na competição Quad o ex-campeão João Vale aos comandos de um Can-Am começou por se impor no prólogo.
Líder do campeonato à partida para esta prova ficou à frente do jovem Rodrigo Alves e do campeão Luís Fernandes, ambos em Yamaha, pilotos que completaram o prólogo separados por 0,4s e a 3s de João Vale.
Hélder Sá em Yamaha e José Marques em Suzuki terminaram nas posições seguintes separados entre si por apenas 2,7s, mas já a mais de 25s do vencedor.
No dia seguinte e numa competição Quad onde os três primeiros classificados no prólogo eram também à partida desta derradeira prova os três candidatos ao título, Rodrigo Alves em Yamaha não terminou o setor enquanto João Vale manteve uma luta acesa com Luís Fernandes alternando no comando O piloto do Can-Am atrasou-se, todavia, de forma significativa ocupando no final da etapa o 4º lugar a 16m do campeão nacional.
Luís Fernandes aos comandos de um Quad Yamaha dispunha então de 6m de vantagem para Hélder Sá que em máquina idêntica ocupava o 2º lugar. A 3ª posição era ocupada Bruno Silva igualmente em Yamaha que liderava a classe promoção. Martim Pedroso também em Yamaha liderava a classificação destinada aos pilotos Juniores.
No derradeiro dia de prova a competição Quad teve um final dramático na luta pelo título. Líder do campeonato à partida para esta prova, João Vale, tinha a reconquista do título controlada até metade do troço, quando novos problemas mecânicos o atrasaram terminando a corrida em 7º lugar. Luís Fernandes venceu a corrida sem problemas e a conjugação de resultados colocou os dois pilotos com a mesma pontuação. As fórmulas de desempate ditaram a renovação do título a Luís Fernandes. Ao pódio desta Baja Oeste de Portugal subiram ainda Hélder Sá e Bruno Pereira ambos em Yamaha. Bruno Pereira foi o segundo mais rápido no derradeiro setor seletivo. Posições seguintes para Bruno Silva e Martim Pedroso ambos em Yamaha que venceram respetivamente a Classe Promoção e a classificação destinada aos pilotos Juniores. Martim Pedroso foi ainda segundo da Classe Promoção
Borrego na corrida e Santinho no título
Na competição SSV Pedro Antunes navegado por Nuno Batalha averbou no prólogo um tempo canhão – 4m47s – menos 6s que o 2º classificado. O 2º lugar foi ocupado pela dupla Roberto Borrego/Daniel Jordão. 3º posição para um piloto regressado às provas do CNTT. Pedro Carvalho que navegado por Romeu Martins gastou mais 9s que Pedro Antunes. De forma surpreendente Francisco Casimiro na sua 3ª participação em provas do CNTT averbou o 4º melhor tempo. O piloto era navegado por Francisco Luís e gastou apenas mais 0,1s que Pedro Carvalho. 5º lugar para Herlander Araújo que para esta derradeira prova da temporada se apresentava sem navegador. Nelson Caxias, acompanhado por João Rodrigues e que, tal como Pedro Antunes, era um dos seis pilotos que se apresentavam nesta Baja Oeste de Portugal podendo aspirar ao título de campeão nacional SSV, realizou o 6º tempo à frente de Miguel Cunha, outro dos pilotos que se apresentava a solo. São ambos pilotos Veteranos. Mais dois pilotos veteranos ocupavam as posições seguintes: Hélder Santos e Pedro Grancha, respetivamente navegados por Bruno Carvalho e Tomás Neves. O Top 10, integralmente Can-Am, encerrava com mais um veterano, Ricardo Domingues, que era o terceiro de entre os pilotos que participam a solo.
No dia seguinte Pedro Antunes continuava a impor-se terminando a 2ª etapa com uma vantagem de 1m15s para o 2º classificado, Luís Cidade que, navegado por Pedro Mendonça, liderava um trio de pilotos que, juntamente com Pedro Antunes, estavam na luta pelo título de campeão nacional. 3º lugar, a 50s de Luís Cidade, para Pedro Santinho Mendes, líder do campeonato que, navegado por Duarte Santos, dispunha, pelo seu lado, de uma vantagem de 27s para o par Pedro Pinha/Joaquim Dias, com o piloto a liderar a classificação destinada aos veteranos. Posições seguintes para os companheiros de equipa André Carita e Roberto Borrego, separados por 9s e navegados respetivamente por Nuno Abrantes e Daniel Jordão.
No derradeiro dia de Baja Oeste de Portugal e com seis pilotos na luta pelo título, os primeiros quilómetros do derradeiro setor seletivo mostraram-se fatais para vários dos intervenientes. Três dos quatro primeiros classificados cedo ficaram afastados da corrida. Pedro Antunes e Pedro Pinha acidentados, não prosseguiram e Luís Cidade viria a terminar muito atrasado. Para ser de novo campeão bastou a Pedro Santinho Mendes gerir de forma adequada uma corrida em que terminou no 2º lugar. A vitória entre os SSV na Baja Oeste de Portugal pertenceu a Roberto Borrego que, navegado por Daniel Jordão, foi fortíssimo na derradeira etapa. Ao pódio, integralmente Can-Am, subiu ainda Hélder Santos, vencedor entre os veteranos e que foi navegado por Bruno Carvalho. Posições seguintes para os Polaris das duplas Tiago Guerreiro/Carlos Paulino e Arnaldo Monteiro/Farinha Duarte, com Arnaldo Monteiro a vencer a Classe Stock e a ser o 2º entre os veteranos. Tiago Guerreiro ficou a 29s do pódio absoluto. Diferenças mínimas entre estas duas equipas e as três que se seguiram.
A dupla André Carita/Nuno Abrantes ficou a 5s do 5º lugar. Nelson Caxias/João Rodrigues terminaram 0,5s mais atrás e no 8º lugar a dupla Francisco Casemiro/Francisco Luís gastou apenas mais 22s que Caxias. De referir que Francisco Casemiro foi o 2º mais rápido no derradeiro setor seletivo. O Top 10 da prova completou-se com a dupla Helder Barreirinhas/Barbara Pereira em Can-Am e João Dias/Mário Ourives em Polaris, 2ºs da Classe Stock.
Tiago Guerreiro vence Troféu Polaris
A dupla Tiago Guerreiro/Carlos Paulino foi a grande vencedora do Troféu Polaris na Baja Oeste de Portugal, quinta e derradeira etapa da competição destinada aos Polaris RZR, que este ano regressou às pistas portuguesas a par com o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Na segunda posição, a apenas 11s, ficou o par Arnaldo Monteiro/Farinha Duarte. Arnaldo Monteiro que, na Baja Portalegre, tinha antecipadamente conquistado o título de campeão no Troféu Polaris RZR 2024, venceu, na Baja Oeste de Portugal, a Classe Stock do CNTT, sendo ainda o 2º classificado entre os veteranos. João Dias, que trocou o volante do seu habitual SSV pelo de um Polaris, foi o terceiro classificado no Troféu Polaris, sendo ainda o segundo da Classe Stock do CNTT.
Fora dos lugares de pódio do Troféu Polaris RZR terminou, em 4º lugar, o par Sérgio Vaz/Fábio Pires. Mauro Silva, outro piloto que trocou o volante do seu habitual SSV pelo de um Polaris, foi o 5º classificado no Troféu Polaris RZR, tendo sido navegado por Pedro Figueiredo.
Luís Lourenço vence Troféu Segway
O Troféu Segway arrancou com uma vitória da dupla André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes no prólogo seguido de Hélder Batista/Pedro Alves. No segundo dia de provas a dupla Luís Lourenço/Ana Lopes assumiu a liderança da corrida terminando a etapa com uma vantagem de 32s para a dupla Micael Vitória/Fábio Pratas. Na derradeira etapa a dupla Luís Lourenço/Ana Lopes manteve a liderança e venceu entre os concorrentes ao Troféu Segway. Segunda posição para a dupla André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes que com este resultado se sagrou campeão tendo o terceiro lugar pertencido ao par Micael Vitória/Fábio Pratas.
Bitracing vence Troféu de Equipas
Na Classificação por equipas e com a dupla vitória alcançada pela Bitracing nos Quad (Luís Fernandes) e nos SSV (Roberto Borrego) a equipa sagrou-se campeã nacional.
2º lugar para o Can-Am Off Road Portugal (Santinho Mendes) à frente do Old Friends Rally Team
Domingos Cunha e Bernardo Conceição vencem e sagram-se campeões Mini Baja
Na Baja Oeste de Portugal disputou-se ainda a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Mini Baja.
Vitória absoluta por parte de Domingos Cunha que, aos comandos de uma Yamaha, conquistou ainda o Troféu Rui Ventura e sagrou-se de novo Campeão Nacional Juvenil. 2º lugar para Martim Caetano, em Yamaha, com o pódio absoluto a ficar completo com Martim Mateus, em GasGas. Entre os Iniciados a corrida foi épica já que a vitória de Bernardo Conceição lhe deu o título de campeão com dois pontos de vantagem para Francisco Porto Nunes, terceiro na prova e ambos em Yamaha. Terminaram o campeonato separados por dois pontos. Rodrigo Neves em KTM que liderava à Partida para esta prova terminou a corrida em 4º lugar e o campeonato em 3º a um ponto do 2º lugar. De referir ainda a participação do pequenito Bernardo Franco aos comandos de um Polaris.