Bodas de Prata para João Rato na Baja Portalegre
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
Baja Portalegre 500
17 a 19 outubro
25º participação na mítica prova alentejana com moto e capacete decorados pelos filhos
João Rato, piloto natural de Portalegre, vai disputar pela 25º vez a Baja Portalegre 500, a mais importante competição de todo-o-terreno que anualmente tem lugar em Portugal. A grande festa do TT terá lugar nos próximos dias 17 e 19 de outubro e promete atrair à cidade alentejana muitos adeptos da modalidade para ver os melhores pilotos nacionais e alguns dos melhores do mundo.
Alentejano de gema, João Rato está de regresso à mítica prova do todo-o-terreno nacional com o objetivo de alcançar uma posição entre os 10 primeiros classificados da categoria moto, apesar de reconhecer as dificuldades que a Baja Portalegre sempre apresenta aos seus participantes. As condições meteorológicas adversas são neste momento a maior preocupação do piloto inscrito pela equipa VRMotosport.
“Vou cumprir, nesta edição da Baja Portalegre, a minha 25ª participação naquela que é uma das mais importantes provas de todo-o-terreno que se realiza em Portugal. O objetivo é alcançar o Top10 da classificação geral das motos à semelhança do que tenho conseguido fazer nos dois últimos anos. O terreno está bastante “pesado” para a minha mota devido às chuvas recentes que caíram na região e penso que esse será o principal desafio desta corrida. Mas, estou confiante que posso alcançar um bom resultado. Estou particularmente feliz porque tanto a decoração do meu capacete como a da moto foram feitas pelos meus filhos o que é motivo de muito orgulho. Vou dar o meu melhor para cumprir os meus objetivos”, revelou João Rato.
A 38ª edição da Baja Portalegre 500 será a penúltima competição pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A prova que percorrerá os concelhos de Alter do Chão, Abrantes, Crato, Chamusca, Gavião, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Portalegre terá um total de 519,56 km, 363,50 dos quais cronometrados, distribuídos por três setores seletivos a disputar ao longo de dois dias. A prova alentejana arranca na sexta-feira, dia 18 de outubro, com um prólogo com 3,77 km e um setor seletivo de 60 km. No sábado cumpre-se o derradeiro troço cronometrado com 300 km.