Martim Ventura, Luís Fernandes e Hélder Rodrigues vencem Baja Portalegre 500
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
Baja Portalegre 500
17 a 19 de outubro
Martim Ventura é o novo campeão nacional moto
Manuel Amaral, Bernardo Caiado e Santiago Pereira triunfam na Mini Baja
Martim Ventura em Husqvarna nas motos, Luís Fernandes em Yamaha nos Quad e Hélder Rodrigues em Can-Am nos SSV foram os grandes vencedores da 38ª edição da Baja Portalegre 500 sexta e penúltima ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Manuel Amaral em Yamaha nos Juvenis, Bernardo Caiado em GasGas nos Iniciados e Santiago Pereira em Yamaha nos infantis foram os vencedores da Mini Baja.
Milhares de espectadores presenciaram no Alto Alentejo a 38ª edição Baja Portalegre 500, evento organizado pelo ACP, sexta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que percorreu pistas dos concelhos de Alter do Chão, Abrantes, Crato, Chamusca, Gavião, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Portalegre. Os 258 concorrentes inscritos tiveram pela frente um percurso com mais de 500 km de extensão dos quais mais de 360 foram disputados ao cronometro. A Baja Portalegre 500 foi também pontuável para o Campeonato Mini Baja.
Martim Ventura vence nas motos e sagra-se campeão
A mítica prova alentejana arrancou como habitualmente com um prólogo disputado na Herdade das Coutadas próximo de Portalegre e que teve a presenciá-lo milhares de espectadores. Nas motos Bruno Santos em Husqvarna vencedor da edição de 2023 foi o mais rápido terminando à frente de Bernardo Megre em Kawasaki. Terceiro melhor tempo para o campeão nacional António Maio em Yamaha. Posições seguintes para Micael Simão em GasGas e para o líder do campeonato Martim Ventura em Husqvarna.
Seguiu-se SS1 entre Ponte de Sor e o Crato onde António Maio foi o mais rápido assumindo a liderança da corrida no final da etapa inaugural. O campeão era seguido na classificação por Martim Ventura em Husqvarna com mais 15s. Bruno Santos ocupava o 3º lugar a 51s do líder da corrida. Posições seguintes para Micael Simão em GasGas e Bernardo Megre que liderava a Categoria TT1. 6º lugar para Tomás Dias em Honda seguido de Pedro Oliveira em KTM 2º TT1 e na frenta da classificação destinada aos veteranos. O piloto de Enduro Vítor Monteiro igualmente numa KTM da Classe TT1 ocupava a posição seguinte sendo 3º entre os Juniores atrás de Martim Ventura e Tomás Dias e à frente de João Duarte que em Honda encerrava o Top 10. À sua frente em 9º lugar estava João Rato em Yamaha a realizar a sua 25º participação na prova.
No dia seguinte foram disputados 300 km ao cronómetro sendo que ao longo de todo o traçado estiveram milhares de espectadores. Martim Ventura desde cedo impôs a sua Husqvarna e, com este triunfo, sagrou-se antecipadamente campeão nacional. Segundo lugar para Bruno Santos em Husqvarna vencedor da edição de 2023 que terminou a mais de 3m do vencedor. Ao pódio subiu ainda Micael Simão em GasGas, apesar de uma forte queda a poucos metros da linha de chegada. O piloto vencedor da Classe TT2 foi transportado ao hospital após a sua chegada ao parque fechado, mas felizmente não foram detetadas quaisquer lesões. Vítima de inúmeros percalços o campeão 2023 e recordista de vitórias em Portalegre, António Maio em Yamaha, não foi além do 4º lugar. Numa temporada em que se tem notabilizado por um excelente andamento Tomás Dias terminou em 5º lugar e foi o 2º entre os Juniores atrás do vencedor absoluto da corrida. Notável o 6º lugar de Pedro Oliveira em KTM vencedor entre os veteranos e também da Classe TT1. 2º da Classe TT1 e 3º entre os Juniores João Duarte em Honda terminou em 7º lugar. Na sua 25º participação na prova João Rato em Yamaha demonstrou estar em grande forma e foi 3º da Classe TT1. O Top 10 completou-se com mais dois pilotos Juniores e ambos a competirem com motos da Classe TT1 que evidenciaram um excelente desempenho nas duras condições apresentadas pela edição de 2024 da Baja Portalegre. Vítor Monteiro em KTM foi 9º e Afonso Figueiredo em Kawasaki o 10º. Na Classe Promoção vitória para Pedro Carrilho em Yamaha 14º da classificação geral. À sua frente e já fora do Top 10 ficaram três pilotos consagrados. Salvador Amaral em Honda, o líder do mundial de Bajas David Megre em Kawasaki e o regressado Salvador Vargas em KTM. De regresso às provas do CNT Bruna Antunes em GasGas foi a mais rápida de entre as três senhoras participantes. Foi 8ª entre os concorrentes da Classe TT1. O espanhol Gregorio Hernandez Vazquez numa Yamaha Ténéré 700 Rally venceu a Classe TT4.
Luis Fernandes triunfa nos Quad. Três pilotos na luta pelo título
Entre os Quad o melhor tempo no prólogo foi obtido por João Vale em Can-Am piloto que tinha sido o vencedor da prova alentejana em 2023. Segunda melhor marca para o campeão nacional Luis Fernandes seguido do jovem Rodrigo Alves ambos em Yamaha. 4ª melhor marca para Fábio Ferreira em ATV Racing. Posições seguintes para José Gonçalves em Suzuki e para o regressado Filipe Martins em Yamaha. Problemas em SS1 para João Vale que perdeu bastante tempo e o comando da prova após a 1ª etapa a pertencer a Luis Fernandes que dispunha já de uma significativa vantagem de 4m12s para Fábio Ferreira. 3ª posição a 23s do 2º classificado para o jovem Rodrigo Alves. No top 5 após a primeira etapa entravam ainda Filipe Martins e Tiago Gomes em KTM. Se a diferença entre os dois primeiros era bastante larga já do 2º para o 5º classificado distava apenas 1m37s.
No dia seguinte e apesar do esforço de João Vale para diminuir a diferença para o primeiro classificado o certo é que o campeão nacional Quad Luis Fernandes em Yamaha conseguiu em Portalegre uma importante vitória que o relança na luta pela renovação do título. 2º lugar para João Vale que se mantém da liderança do campeonato. Ao pódio subiu ainda Rodrigo Alves em Yamaha que juntamente com Luis Fernandes e João Vale ainda está na luta pelo título de campeão nacional. Rodrigo Alves triunfou entre os Juniores. Completaram o top 5 dois pilotos consagrados que que terminaram já bastante longe do vencedor. 4º lugar para Tiago Gomes em KTM que venceu a Classe Promoção e 5ª posição para Filipe Martins em Yamaha. João Peraboa em Polaris 6º da classificação geral foi o 2º da Classe Promoção. 7º lugar para Carlos Reguinga em Can-Am vencedor da Classe Veteranos. A fechar o Top 10 absoluto Martim Pedroso em Yamaha foi 2º entre os Juniores. O pai Marco Pedroso igualmente em Yamaha foi o 2º dos veteranos.
Bis de Hélder Rodrigues e campeonato será discutido a seis
Nos SSV coube ao vencedor da edição de 2023 averbar o melhor tempo no prólogo. Hélder Rodrigues completou os 3,77 km gastando menos 2,2s que o par Pedro Antunes/Nuno Batalha, ambos em Can-Am. 3º melhor tempo para Arnaldo Monteiro que em Polaris foi ainda o mais rápido do Campeonato Stock dos Veteranos e do Troféu Polaris. Posições seguintes para mais dois Can-Am pilotados por Pedro Grancha e por Nelson Caxias navegados respetivamente por Tomás Neves e João Rodrigues. No SS1 disputado a seguir ao prólogo a dupla Roberto Borrego/Daniel Jordão averbou o melhor tempo e assumiu o comando da prova com 1m14s de vantagem para Pedro Antunes. 3ª posição a escassos 3s do 2º lugar para a dupla Luis Cidade/Pedro Mendonça. Posições seguintes para mais duas equipas Can-Am tal como os três primeiros: André Carita e João Dias navegados respetivamente por Nuno Abrantes e Mário Ourives. Francisco Casemiro com Francisco Luis surgia então na frente do líder do campeonato nacional Pedro Santinho Mendes navegado por Duarte Santos. 8º lugar para Arnaldo Monteiro que continuava a liderar o Campeonato Stock, a Classe Veteranos e o Troféu Polaris.
No derradeiro dia de prova, o dia grande desta Baja Portalegre 500, com o único setor seletivo non stop com 300 km de todo o campeonato, a luta pela vitória foi épica com os três primeiros classificados a terminaram separados por um escasso minuto. Venceu Hélder Rodrigues que optou por efetuar a prova a solo e que aos comandos de um Can-Am repetiu a vitória alcançada em 2023.Numa temporada marcada pela infelicidade Tiago Guerreiro redimiu-se em Portalegre conquistando aos comandos de um Polaris o 2º lugar numa corrida em que foi navegado por Carlos Paulino. Terminou a 48s do vencedor.No derradeiro lugar de pódio terminou André Carita em Can-Am piloto que já vencera em Portalegre, mas na competição Quad. Terminou a 20s do 2º lugar. Outro anterior vencedor de Portalegre igualmente em Quad, Nelson Caxias que chegou a liderar SS2 levou o seu Can-Am ao 4º lugar triunfando entre os Veteranos ascendendo ao 2º lugar no campeonato. 5º lugar para Arnaldo Monteiro em Polaris venceu a Categoria Stock e foi 2º entre os veteranos. Ficou a escassos 8s do 4º lugar. 6º lugar final para a dupla Vasco Martins/Luis Falé que por 22s terminou à frente de Miguel Cunha piloto que a solo completou o pódio da Classe Veteranos. E por falar em veteranos entre os juniores triunfou Gonçalo Guerra navegado por Maria Carvalho a primeira senhora a completar a prova na competição SSV. Foram 8ºs da geral. Mas a vitória na Taça das Senhoras pertenceu a Dorothee Ferreira navegada por Ricardo Pereira no seu habitual Can-Am rosa. O Campeonato Stock teve em Portalegre um pódio exclusivamente Polaris. Vitória como já havíamos referido de Arnaldo Monteiro seguido de Luis Marchante e do par João Conde Humberto Valadas
Entre os SSV o Campeonato Nacional está extremamente renhido e matematicamente são seis os pilotos que ainda podem aspirar ao título. Os três primeiros – Pedro santinho Mendes, Nelson Caxias e Pedro Pinha – estão agora separados por 5 pontos. Sérgio Batista, Luis Cidade e Pedro Antunes também podem ainda ser campeões.
De referir que no muito animado Campeonato de Equipas lidera o Can-Am Offroad Portugal, seguido do Old Friends Rally Team e com a Bitracing no 3º lugar.
Tiago Guerreiro vence Troféu Polaris, Nuno Mendes da Silva triunfa no Troféu Villain Cup Segway e Luís Caseiro é o melhor português na YXZ1000R European Cup SuperFinale
Os pilotos do Troféu Polaris estiveram em evidência na mítica Baja Portalegre 500 onde se destacou a dupla Tiago Guerreiro/Carlos Paulino que, para além de ser a grande vencedora desta jornada, subiu ainda ao pódio absoluto desta competição do campeonato nacional ao averbarem o segundo lugar. De registar que todos os Polaris RZR inscritos nesta duríssima Baja Portalegre 500 completaram a prova. Destaque também para o facto de a totalidade do pódio do campeonato Stock ter sido preenchido com pilotos Polaris. Arnaldo Monteiro/Farinha Duarte, Luis Marchante e João Conde/Humberto Valadas, respetivamente 2º , 3º e 5º do Troféu Polaris RZR preencheram esses lugares. Juntamente com os vencedores e com o par Sérgio Vaz/Fábio Pires dupla que terminou o Troféu Polaris RZR na Baja Portalegre 500 em 4º lugar, foram cinco os Polaris RZR que completaram a 38ª edição da prova organizada pelo ACP entre os 12 primeiros da classificação geral SSV da prova mais exigente da temporada. De realçar ainda que três pilotos Polaris – Arnaldo Monteiro, Sergio Vaz e João Conde – ocuparam posições no Top 5 da Classe Veteranos. Com o 2º lugar de Arnaldo Monteiro o piloto da Mundimat é já virtual campeão.
No Troféu Villain Cup Segway André Rodrigues realizou o melhor tempo no prólogo e em SS1 liderando após a 1ª etapa, mas no dia seguinte seria forçado a abandonar não conseguiu cumprir a totalidade do percurso descendo para a última posição. Passou então para o comando Nuno Mendes da Silva navegado por Pedro Valentim. João Carvalho com Victor Lopes triunfaram na Classe Stock. No terceiro lugar ficou a dupla Luis Lourenço Ana Isabel Lopes, também eles da Classe Stock
A 38ª edição da Baja Portalegre 500 recebeu a quinta edição da YXZ1000R European Cup SuperFinale e foram muitos os pilotos que aceitaram o desafio lançado pela YAMAHA Motor Europa, tendo estado à partida da mítica prova alentejana 24 pilotos oriundos de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido. A vitória absoluta coube ao espanhol Teo Viñaras acompanhado pelo seu irmão Roberto, tendo a dupla inscrita na classe stock conquistado ainda um prémio de €15 000.00, que deverá ser utilizado para competir na Taça da Europa FIA para Bajas Cross-Country. Em segundo lugar ficou Luís Caseiro que, navegado por João Azeiteiro, foi o melhor português e triunfou entre os pilotos inscritos na classe open. A encerrar o pódio absoluto da YXZ1000R European Cup SuperFinale ficou William Buller, navegado por Jonathan Knight, a dupla que em 2023 venceu esta competição monomarca.
Manuel Amaral, Bernardo Caiado e Santiago Pereira triunfam na Mini Baja
Esta 38º edição da Baja Portalegre 500 teve também em ação os jovens do Campeonato Nacional Mini Baja. Manuel Amaral em Yamaha venceu a Classe Juvenis, mas o 2º lugar de Domingos Cunha permite-lhe manter o 1º lugar no campeonato. Entre os iniciados triunfou Bernardo Caiado em GasGas que foi ainda o autor do melhor tempo absoluto. Um resultado que lhe permitiu ascender ao primeiro lugar do campeonato por troca com Francisco Porto Nunes. Entre os infantis impôs-se Santiago Pereira em Yamaha que é já virtual campeão. Bernardo Conceição em Yamaha foi o mais rápido de entre os pilotos que disputaram a prova de Quad enquanto o mais jovem de todos os participantes, Artur Portela Morais, foi o primeiro de entre o que competiram de Mini SSV tripulando um Polaris. De referir que a Mini Baja contou com a participação de quatro meninas Maria Inês Gandum, Laura Empis, Maria Amaral Garcia e Carolina Feitinha.
O campeonato nacional terá a sua derradeira etapa na Baja Oeste de Portugal que se disputa de 8 a 10 de novembro