Diogo Ventura (Beta), Fábio Ferreira (ATVRacing) e Pedro Santinho Mendes/Duarte Santos (Can-am) vencem em Góis
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
31º Raide TT “Paraíso do Todo-o-Terreno”
29 e 30 de março
Diogo Ventura em Beta na competição moto, Fábio Ferreira em ATVRacing nos Quad e a dupla Pedro Santinho Mendes/Duarte Santos em Can-Am, nos SSV, foram os grandes vencedores do 31º Raid TT “Paraíso Todo-o-Terreno”, prova organizada pelo Góis Moto Clube e segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024. Com 85 equipas inscritas o 31º Raid TT “Paraíso Todo-o-Terreno” 2024 arrancou com um prólogo logo seguido de um longo setor seletivo com 273 km de extensão, um percurso que utilizou pistas serranas dos concelhos de Góis, Pampilhosa da Serra e Arganil.
MOTO: Vitória do outsider Diogo Ventura
Nas motos travou-se uma luta extremamente aguerrida pela primeira posição que envolveu nada menos do que quatro pilotos. A Martim Ventura, António Maio e Bruno Santos, os pilotos que subiram ao pódio na etapa inaugural, juntou-se o piloto local Diogo Ventura, anterior vencedor desta competição beirã que começou por ser o mais rápido no prólogo com a sua Beta. No decorrer de SS1 passaram pelo comando Bruno Santos em Husqvarna , António Maio em Yamaha e Diogo Ventura que terminou na frente dispondo de uma vantagem de 47s para o campeão nacional, 1m04s para Martim Ventura em Husqvarna, e com Bruno Santos em 4º lugar a 1m30s. Competição extremamente aberta onde no dia seguinte todos podiam ainda ambicionar chegar ao triunfo.
O derradeiro dia de prova SS2, com apenas 78 km cronometrados, voltou a ser muito animado na luta pelas primeiras posições. Diogo Ventura voltou a impor-se, mas uma penalização de um minuto deixou as duas primeiras posições separadas apenas por quatro segundos. A luta por esse segundo lugar foi intensa com o campeão António Maio a ganhar a posição com uma escassa vantagem de 8s para Martim Ventura que triunfou entre os Juniores. Depois de na véspera ter estado na luta pela vitória Bruno Santos não conseguiu neste segundo dia imprimir igual andamento e terminou em 4º lugar. Com Diogo Ventura a triunfar nas TT2 e Martim Ventura nas TT3, foi Bernardo Megre em Kawasaki no 5º lugar da geral quem venceu entre as TT1. Nas posições seguintes terminaram Micael Simão em GasGas que se juntou Diogo Ventura e António Maio no pódio das TT2. Gonçalo Amaral, João Duarte, 7º e 8º, ambos em Honda, juntaram-se a Martim Ventura no pódio Júnior. Christophe Lajouanie em Sherco encerrou o Top 10 e conseguiu mais uma vitória entre os veteranos. Frederico Rodrigues em Yamaha completou o leque de vencedores triunfando na Classe Promoção.
QUAD: Fábio Ferreira estreia-se a vencer
Na competição Quad impôs-se no prólogo o campeão Luís Fernandes seguido de Rafael Carvalho ambos em Yamaha. No setor seletivo começou por liderar o jovem Tomás Paulo em Yamaha que cedo ficou pelo caminho entregando a liderança a Fábio Ferreira em ATVracing que foi consolidando a sua vantagem dispondo no final da etapa de 3m16s para Luís Fernandes. Terceiro lugar para Tiago Santos em KTM com mais 42s que o campeão nacional. O ex-campeão Nacional João Vale que perdera muito tempo no prólogo onde terminou a empurrar o seu Can-Am recuperou de forma significativa ao longo de SS1 e ascendeu ao 4º lugar. Ao invés Rodrigo Alves o jovem vencedor da prova de abertura teve uma queda e atrasou-se de forma significativa caindo para o 7º lugar. No dia seguinte João Vale impôs-se em SS2 no seu Can-Am, mas as classificações não se alteraram. Fábio Ferreira limitou-se a gerir a vantagem conquistada na véspera e caminhou tranquilamente para a sua primeira vitória no CNTT.
SSV: Pedro Santinho Mendes repete triunfo
Com um prólogo muito enlameado, a corrida dos SSV começou por colocar nas primeiras posições nomes menos habituais. Helder Santos, Ricardo Lourenço e Vasco Martins foram os mais rápidos. Apesar de ter registado apenas o 19º lugar no prólogo Pedro Santinho Mendes navegado por Duarte Santos voltou a demonstrar ser atualmente o piloto mais forte do pelotão assumindo a liderança da etapa desde os primeiros quilómetros para terminar o dia com uma vantagem superior a 9m para Pedro Grancha, com ex-campeão auto, o mais velho dos pilotos em competição, a destacar-se entre os veteranos. Nelson Caxias na fase inicial da etapa, Miguel Plácido e Pedro Grancha na fase final do dia, foram os pilotos que secundaram Pedro Santinho Mendes ao longo de SS1. No dia seguinte a dupla Luis Cidade/Pedro Mendonça foi a mais rápida em SS2 e ascendeu à segunda posição depois e Pedro Grancha ter desistido devido a uma saída de estrada.
Gerindo confortavelmente a vantagem de que dispunha para os seus adversários Pedro Santinho Mendes venceu de forma folgada terminando com uma diferença superior a 10m para o 2º classificado. Ao pódio integralmente Can-Am subiu ainda Vasco Martins. Pedro Pinha também em Can-Am terminou em 4º lugar e triunfou entre os veteranos. Tiago Guerreiro aos comandos de um Polaris Pro R encerrou o Top 5. De regresso às competições do CNTT Mário Franco navegado pelo seu primo Rui em Yamaha YXZ 1000R terminou na 6ª posição absoluta. Triunfaram entre os SSV TT2 e foram os vencedores da etapa inaugural da Taça Yamaha. A Categoria Stock foi ganha por Arnaldo Monteiro na prova de estreia aos comandos de um Polaris Pro R eles que encerram o Top 10 da classificação geral absoluta. Tomás Antunes venceu entre os Juniores enquanto a Taça da Senhoras foi ganha pela dupla francesa Dorothee Ferreira/Noemie de Sousa.
O CNTT regressa para a sua 3ª etapa Raid TT Ferraria que se disputa de 26 a 28 de Abril.