António Maio e Luís Fernandes lideram Baja TT Sharish Gin após SS1
Baja TT Sharish Gin
Reguengos de Monsaraz/Mourão/Redondo
22 a 24 setembro
António Maio e Luís Fernandes, ambos em Yamaha, foram os vencedores do setor seletivo de 182.71 km que hoje se disputou na Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão/Redondo, pelo que se encontram na liderança desta que é a quinta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.
Embora inicialmente tenha surgido o jovem Tomás Dias, piloto de Reguengos, como o mais rápido do dia, o certo é que o vencedor da etapa foi António Maio. Acontece que o piloto da Yamaha parou quando viu acidentado Daniel Jordão que partira à sua frente e como mandam as regras, para além do mais elementar dever cívico, o campeão nacional parou para o socorrer até chegar o apoio médico. Retirado esse tempo, António Maio foi assim o justo vencedor e lidera a classificação geral.
Para o líder da prova “Está uma corrida perigosa, mais que o normal. Reguengos costuma ter terreno traiçoeiro, com buracos e valas. Infelizmente encontrei o Daniel no chão. Ajudei-o a levantar e à mota também. Felizmente acho que não é nada de grave, mas fiquei um pouco assustado, confesso. A minha prova correu bem. Senti desde início que teria de ter aqui algum cuidado e foi o que fiz. Ao início mantive um ritmo mais tranquilo, mas depois fui ganhando alguma confiança e fiz uma boa etapa. Venci o dia que era o objetivo, até para encarar o dia de amanhã com mais tranquilidade e poder chegar com a mota em condições. Fiquei contente com a prestação de toda a equipa e estamos na luta pela vitória, que é o mais importante”, refere António Maio.
Apesar de não ter ganho, a segunda posição conseguida por Tomás Dias em Fantic é excelente, mas não surpreende já que o piloto de Reguengos se tem vindo a afirmar como um dos mais rápidos do extremamente competitivo pelotão dos pilotos de duas rodas.
Gustavo Gaudêncio em Honda chegou a liderar, mas perdeu algum tempo na parte final vindo a terminar com mais 1m16 que Tomás Dias.
Posições seguintes para dois pilotos Husqvarna. Miguel Castro com uma moto da Classe TT2, a mesma que os três primeiros e Bruno Santos que lidera a Classe TT3.
Bernardo Megre em KTM é o piloto que se segue na classificação geral e lidera a Classe TT1.
Sétima posição para a Honda de Fábio Magalhães, o 2º classificado da Classe TT3.
Seguem-se os irmãos Gonçalo e Salvador Amaral, ambos em Honda. O primeiro ocupa o segundo lugar entre os Juniores enquanto o irmão a segunda posição da Classe TT1.
Ainda na Classe TT1, David Megre completou o pódio desta categoria, averbando o 10º tempo absoluto sendo o primeiro dos pilotos que competem para o Campeonato da Europa de Bajas.
André Calado em KTM lidera a Classe Promoção sendo ainda 10º da geral.
Entre os Quad e depois da surpresa causada por Tomás Paulo ao vencer o prólogo na sua prova de estreia no CNTT, o piloto voltou a dominar a quase totalidade do setor seletivo, mas perdeu-se na ponta final do troço e com isso perdeu bastante tempo tendo terminado em 6º lugar, a mais de três minutos do mais rápido no SS1 que foi o líder do campeonato, Luís Fernandes, também como Tomás Paulo em Yamaha.
“Custou um pouco a ganhar ritmo, mas fui conseguindo aumentar o ritmo ao longo do setor, comecei a ganhar tempo e cheguei ao fim em primeiro lugar que é o mais importante, correu bem. Nem era preciso tanto. As corridas só acabam no fim e é preciso gerir muito bem. De qualquer modo dá para fazer as coisas com mais cabeça e não cometer exageros porque os riscos aqui pagam-se caro”, revela Luís Fernandes no final da etapa.
A 1m04s de Luís Fernandes terminou em segundo lugar o jovem Rafael Carvalho vencedor da prova de abertura do CNTT, tal como os dois pilotos já mencionados aos comandos de moto Yamaha.
3º Lugar para o campeão João Vale num Can-Am Renegade.
Também Tiago Ferreira em Yamaha se colocou à frente de Tomás Paulo, ocupando à partida para a derradeira etapa o quarto lugar.
Na Classificação geral, Fábio Ferreira em ATV Racing é o sexto seguido de Fernando Cardoso e Rodrigo Alves, ambos em Yamaha.