CNTT desce ao Algarve com 107 inscritos na Baja Loulé
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
Baja Loulé 2023
26 a 28 de maio
António Maio (Moto), Luis Fernandes (Quad) e Roberto Borrego (SSV) lideram campeonato
A região algarvia vai receber a quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que terá o seu centro nevrálgico no Estádio do Algarve e vai percorrer pistas dos concelhos de Loulé, Alcoutim, Tavira, Almodôvar e São Brás de Alportel. Pela frente os 107 concorrentes inscritos terão um percurso com um total de 488,160 km, dos quais 331,970 km serão disputados ao cronómetro. António Maio em Yamaha na competição Moto, Luis Fernandes também em Yamaha entre os Quad e Roberto Borrego aos comandos de um Can-Am, entre os SSV, lideram os respetivos campeonatos.
Nas duas rodas voltaremos seguramente a assistir ao duelo entre o campeão e o seu principal adversário na luta pelo título. António Maio e Martim Ventura, ambos em Yamaha, repartem entre si os triunfos nas três provas já disputadas, com o campeão em vantagem. A este duo junta-se um excelente plantel que compreende pilotos da Honda – Gustavo Gaudêncio, Fábio Magalhães, João Duarte, Gonçalo e Salvador Amaral – da Husqvarna – Micael Simão, Miguel Castro, Daniel Jordão e Bruno Santos e ainda Bernardo Megre (KTM), David Megre (Kawasaki) e Tomás Dias (Fantic) entre outros. No ano passado a vitória pertenceu a Micael Simão, então em GasGas.
Nos Quad de referir o regresso do campeão João Vale, acidentado na prova de abertura da temporada quando se estreava aos comandos de um Can-Am Renegade XXC, uma moto 4 diferente das restantes que habitualmente disputam as etapas do campeonato. A luta pela vitória deverá ser muito animada envolvendo para além do regressado João Vale, Luís Fernandes, líder do campeonato depois de ter triunfado em Góis e na Ferraria, o jovem Rafael Carvalho, vencedor em Beja, o rapidíssimo Fernando Cardoso, Rodrigo Alves que, em ano de estreia, ocupa um surpreendente o 3º lugar, todos em Yamaha, e o ex-campeão nacional Arnaldo Martins numa Suzuki. Outros nomes a considerar são os Tiago Teixeira e Tiago Ferreira, ambos em Yamaha e Fábio Ferreira em ATVRacing.
Nos SSV a lista de candidatos à vitória é sempre extensa, mas será forçoso começar pelos nomes de Roberto Borrego e João Monteiro, ambos em Can-Am, vencedores das três jornadas já disputadas e do ex-campeão nacional Pedro Santinho Mendes e Luis Cidade que também têm estado perto de triunfar. Outros nomes a ter em conta são os do campeão nacional Gonçalo Guerreiro, agora aos comandos de um Polaris PRO R, inscrito como piloto oficial do construtor americano, Sérgio Batista, Marco Pereira, Nelson Caxias, Herlander Araújo e Arnaldo Monteiro pilotos que estiveram em destaque nas três provas anteriores. No campeonato Stock destaque para Rui Serpa em Can-Am, Nelson Saramago e Paulo Fernandes, ambos em Polaris, que ocupam as três primeiras posições.
A Taça Yamaha YXZ 1000R disputa a sua segunda jornada tendo na liderança Miguel Carvalho na classificação Open e Paulo Fernandes na classificação Stock.
A 33ª edição da Baja de Loulé, organizada pelo Clube Automóvel reserva aos concorrentes um Prólogo de 5.030 km, a disputar na manhã de sábado, dia 27 de maio, estando guardado para a parte da tarde o primeiro setor seletivo de 163,470 km. No domingo, dia 28 de maio, disputa-se o segundo e derradeiro troço cronometrado, uma segunda passagem troço disputado na véspera.