Baja TT Montes Alentejano ESC Online no regresso do CNTT
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
Baja TT Montes Alentejanos ESC Online
24 a 26 fevereiro
124 inscritos e campeões com projetos de mudança
A Baja TT Montes Alentejanos ESC Online, prova de abertura da temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, começa já no próximo fim-de-semana e a qualidade da lista de inscritos faz antever um campeonato extremamente competitivo. Estão inscritos 124 pilotos repartidos por 51 motos, 14 quad e 59 SSV numa prova onde as novidades serão particularmente atrativas.
António Maio com moto de Rally, mas não em Beja
Nas duas rodas, e depois de mais um título conquistado por António Maio, é de prever uma animada luta pelo título. O piloto da Yamaha vai apostar na sua moto de Rally, mas em Beja ainda vai correr com a tradicional 450. Martim Ventura em Yamaha, Micael Simão em GasGas, Gustavo Gaudêncio em Honda, Daniel Jordão e Miguel Castro em Husqvarna são nomes a considerar para a disputa dos primeiros lugares. David Megre de Kawasaki, depois de 20 anos em KTM, é uma das novidades da temporada que regista ainda Fábio Magalhães em Honda, mas a disputar a Classe TT3, João Duarte de Honda na Classe TT1 e Tomás Dias de Fantic na Classe TT3. Outros nomes a considerar são os dos irmãos Gonçalo e Salvado Amaral ambos em Honda o primeiro na Classe TT2 e o irmão mais velho na Classe TT1, Bernardo Megre numa KTM TT1, Arcélio Couto em Honda, mas a disputar a Classe TT3. A nova Classe Trail apenas conta com Bruno Borrego na lista de inscritos, no entanto.
João Vale de Can-Am nos Quad
Nos Quad o campeão mudou de marca e vai competir aos comandos de um Can-Am Renegade XXC e é grande a expectativa para se perceber o que poderá fazer João Vale com a sua nova moto contra as competentíssimas Yamaha que nos últimos anos têm dominado nesta disciplina. A resposta será dada, entre outros, pelos três pilotos que secundaram o campeão nacional em 2022: Fernando Cardoso, Luís Fernandes e o jovem Rafael Carvalho. Outra novidade prende-se com a estreia no CNTT do jovem Rodrigo Alves, campeão da Mini Baja. Outros nomes a considerar são os de Fábio Ferreira de ATVRacing e Daniel Santos em Yamaha.
Gonçalo Guerreiro defende o título … de Polaris
Também nos SSV o campeão nacional mudou de marca e Gonçalo Guerreiro está apostado em defender o título aos comandos de um Polaris PRO R inscrito como piloto oficial do construtor americano. Em Beja apresentam-se todos os restantes vencedores de provas do ano passado: Nelson Caxias, Roberto Borrego e João Monteiro. A estes fortíssimos concorrentes deveremos acrescentar os nomes de Pedro Santinho Mendes, Luis Cidade, Helder Rodrigues, Herlander Araújo e Wilson Galo, tudo pilotos que já demonstraram no passado serem capazes de lutar por vitórias.
A Baja TT Montes Alentejanos regista ainda a participação do consagrado Rui Madeira, sempre acompanhado pelo carismático Nuno Rodrigues da Silva e o regresso às competições de Nuno Inocêncio um piloto com provas dadas no TT Auto. Outros nomes a considerar são os de Marco Pereira, Paulo Rodrigues, Arnaldo Monteiro, Avelino Luís e Pedro Ferreira, todos em CanAm e Tiago Guerreiro num Polaris. No campeonato Stock destaque para o campeão Nelson Saramago em Polaris e para o ex-campeão nacional absoluto Rui Serpa em Can-Am.
Campeonato de Equipas promete grande animação
Envolvendo desde o ano passado pilotos das três disciplinas o campeonato de equipas foi dominado em 2022 pela JB Racing, com a equipa Sharish Gin/South Racing em 2º lugar e a SGS Car Racing na 3ª posição. Sendo um tema em aberto até à derradeira hora é de aguardar a recomposição das equipas para a nova temporada para perceber o seu potencial face à disputa do título em 2023.
A Baja TT Montes Alentejanos Esc Online marca o arranque da temporada e disputa-se de 24 a 26 de fevereiro. A operacionalidade da prova terá lugar no Pavilhão Multiusos – Parque de Feiras e Exposições de Beja. A competição tem início na sexta-feira, com o prólogo de 7,26 km. No sábado os pilotos terão pela frente o primeiro setor seletivo (1ª etapa) de 145,50 km que se repetirá no dia de domingo (2ª etapa). No total serão 370 quilómetros dos quais quase 300 serão disputados ao cronómetro.