Duarte Silva vence e Octávio Martins sagra-se campeão da Taça Yamaha YXZ 1000R na Baja TT Sharish Gin
A dupla composta por Octávio e Miguel Martins são os novos campeões da Taça Yamaha YXZ 1000R 2022 que cumpriu na Baja TT Sharish Gin Reguengos/ Mourão a sua derradeira jornada. A competição organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e que se realizou este fim-de-semana percorreu pistas dos municípios de Reguengos de Monsaraz, Mourão, Redondo e Évora.
Nesta terceira etapa da competição destinada ao modelo YXZ 1000R da Yamaha a discussão pelos primeiros lugares foi muito animada, mas quem levou a melhor foi a formação composta por Duarte e Nuno Silva. O jovem piloto venceu a etapa de sábado e partiu para o último dia de corrida numa posição confortável que lhe permitiu gerir a corrida e chegar ao final com o seu primeiro triunfo na Taça Yamaha YXZ1000R.
“É uma vitória que sabe muito bem, depois dos infortúnios que tivemos nas duas primeiras provas da Taça. O meu pai esteve muito bem na navegação e fizemos um bom trabalho. No segundo dia de corrida foi só gerir e manter o primeiro lugar” contou o jovem Duarte Silva que teve o seu pai, o experiente Nuno Silva, como navegador “não tinha experiência neste tipo de veículos e são totalmente diferentes dos jipes, mas gostei muito. Foi um prazer poder navegar o meu filho e vê-lo a evoluir na condução”, revelou o co-piloto.
Vítor Domingos também esteve em destaque nesta Baja TT Sharish Gin ao vencer o derradeiro setor seletivo, mas a penalização sofrida no troço de sábado não lhe permitiu ir além do terceiro lugar. A dupla campeã foi a segunda classificada em Reguengos de Monsaraz. Luís Caseiro acompanhado por João Azeiteiro, não logrou terminar a prova.
Começam agora os preparativos para a Baja Portalegre 500 onde se vai realizar mais uma empolgante edição da YXZ1000R European Cup SuperFinale e da YXZ1000R European Challenge que, à semelhança do que ocorreu em 2021, vai reunir pilotos dos países europeus onde a competição se realiza.
Classificação após a prova:
Classe Open: 1º Duarte Silva/ Nuno Silva 25 pontos; 2º Octávio Martins/ Miguel Martins 20 pontos; 3º Vitor Domingos 16 pontos
Classificação Final: 1º Octávio Martins/ Miguel Martins 45 pontos; 2º Vitor Domingos 41 pontos; 3º Duarte Silva/ Nuno Silva 25 pontos