Team Can-Am Off-Road Portugal em destaque no arranque do CNTT
Baja TT Montes Alentejanos|Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno Road to Dakar|Beja 14 a 16 de maio
Luís Cidade venceu SS2 e SS3 e Jorge Passanha foi 2º no prólogo
O Team Can-Am Off-Road Portugal marcou presença na prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno Road to Dakar, a Baja TT Montes Alentejanos que percorreu pistas de Beja, Serpa e Mértola. Presentes estiveram as duplas Luís Cidade/Pedro Mendonça e Herlander Araújo/Jacinto Campelo e Jorge Passanha, que optou por fazer a sua participação sem navegador.
Jorge Passanha foi o convidado da equipa, uma situação que se irá repetir ao longo da temporada com outros para fazer uma experiência de SSV. E coube precisamente a Jorge Passanha ser o primeiro piloto da equipa a destacar-se realizando a 2ª melhor marca no prólogo.
“Correu tudo bem. O carro é impecável e fez um excelente trabalho. É de facto uma máquina fantástica. Quero agradecer ao Luís Pires por me ter convidado para fazer esta corrida. Já o ano passado fiz esta corrida, mas desta vez juntei-me a esta equipa que foi muito simpática comigo” referiu Jorge Passanha no final do prólogo.
Já Luís Cidade revelou que: “o comportamento da nossa máquina não me tinha agradado muito no prólogo, mas isso modificou-se quando entrámos no troço e depois foi só entrar no ritmo e levá-lo até ao fim sem estragar nada” explicava o jovem piloto que adiantava o seu objetivo para o dia seguinte: “agora vamos tentar gerir, mas depende sempre do andamento dos meus adversários. Só amanhã é que é que consigo decidir a postura que vou assumir em corrida, ou seja, se vou mais tranquilo ou se também vou entrar a atacar” contou Luís Cidade.
Após o prólogo os pilotos tinham pela frente dois setores seletivos cronometrados, o primeiro com cerca de 70 km e o segundo com 78. Luís Cidade, campeão Júnior e vice-campeão nacional SSV, que tinha sido 11º no prólogo foi o mais rápido em ambos e terminou o dia com 50s de vantagem sobre o segundo classificado.
Se Luís Cidade terminou este primeiro dia na frente, tanto Jorge Passanha como Herlander Araújo tiveram problemas que não os impediram, contudo, de estar no dia seguinte à partida para a 2ª etapa. Uma 2ª etapa onde Luís Cidade foi forçado a abandonar quando lutava pelo 2º lugar. Apesar de terem partido para esta 2ª etapa em posições menos condicentes com o seu andamento e forçados a fazer diversas ultrapassagens, tanto Jorge Passanha como Herlander Araújo estiveram em excelente plano. O primeiro foi 14º em SS4 e 13º em SS5 enquanto o segundo foi 19º entre 70 concorrentes em SS5.
Para Isabel Cidade “Foi uma prova com bastantes pilotos a terem situações inesperadas que provocaram muitas saídas de pista e muitas desistências, infelizmente foi uma situação que afetou transversalmente todos os pilotos da equipa.”
O CNTT Road to Dakar prossegue já dentro de dias quando de 28 a 30 deste mês se disputar a Baja TT de Loulé.