Pedro Mello Breyner sobe duas posições à geral
De Yamaha YXZ 1000R Turbo
e com Javier Uribe no Dakar 2019
Pedro Mello Breyner e Javier Uribe têm vindo a melhor de forma significativa a sua prestação no Rali Dakar. A dupla lusa peruana iniciou a segunda semana desta que é a prova rainha de todo-o-terreno da melhor maneira ao concluir a sexta etapa, a mais longa desta edição, com 810 quilómetros no 17º lugar, tendo em consequência deste resultado, subido duas posições na classificação geral SSV, na qual ocupam atualmente a 19ª posição.
Aos comandos de um Yamaha YXZ 1000 R Turbo Extramotion preparado pela Franco Sport, Pedro Mello Breyner, apoiado pela BP Ultimate, gastou 6h49m21s a cumprir o setor seletivo de 291 quilómetros que se disputou nas dunas de Tanaca e Duna Grande e que conduziu a comitiva de Arequipa a San Juan de Marcona.
Antes da partida para a sétima etapa Pedro Mello Breyner revelou:
“A etapa de ontem correu-nos bastante bem. Teria corrido um pouco melhor sem a neutralização que a organização teve de fazer a meio do segundo troço do dia. A parte cronometrada da etapa esta dividida em duas partes. Uma primeira de 60 quilómetros e outra com mais de duzentos. Sabíamos que a parte final tinha dunas e por isso forçámos o andamento no troço inicial para começar o mais cedo possível a segunda parte de modo a não corrermos o risco de fazer as dunas já de noite. Infelizmente houve um carro que teve um problema no meio de um Canyon apertado e a organização trancou os concorrentes antes da entrada para esse Canyon até conseguir retirar o outro carro de lá. Com isso o tempo foi-se passando. Acabámos por fazer as dunas mais complicadas ao lusco fusco e os derradeiros quilómetros foram já muito complicados porque a luz dos faróis com pó torna a visibilidade muito pouco precisa e é fácil cometeres erros. Mesmo assim estamos satisfeitos e melhorámos a nossa classificação. O nosso Yamaha continua impecável e o Javier é um excelente navegador. ”
A dupla inscrita com o número 401 tem demonstrado um andamento consistente que lhe tem permitido manter-se em competição com o intuito de conseguir cumprir com o objetivo a que se propôs de terminar a 41ª edição do Rali Dakar 2019.
Hoje disputa-se a sétima etapa do Rali Dakar 2019 a primeira de duas especiais em forma de boucle com um total de 323 quilómetros cronometrados com partida e chegada em San Juan de Marcona.